Botucatu tem o menor número de casos de Covid por semana desde o início da pandemia. A informação veio no Boletim Coronavírus deste sábado, dia 09.

A estatística registra mais uma redução significativa no número de novos casos no município. Foram apenas 10 casos reportados durante a semana, contra 60 novos casos no fechamento da semana epidemiológica há 7 dias.

Trata-se de uma redução de 83% na transmissão em relação a última semana, de acordo com o gráfico apresentado pelo Secretário de Saúde do município, André Spadaro. O avanço da vacinação para outros públicos (adolescentes e reforço em idosos) é apontado como a causa dessa melhora no quadro.

Não há registro menor que esse desde Botucatu começou a contabilizar os casos semanais no Boletim Coronavírus. Em 19 de abril de 2020, primeira estatística apresentada, foram 14 casos semanais.

Número de internados

Hoje são 7 pessoas de Botucatu internadas com diagnóstico confirmado para o novo coronavírus, contra 13 pacientes da última semana. São 7 casos na UTI, sendo todos no Hospital das Clínicas.

No total são quatro unidades no município que podem receber os casos positivos para tratamento (HCFMB, PS Adulto, Hospital do Bairro e Unimed).

O boletim de hoje aponta 21 pessoas cumprindo quarentena em casa, ou seja, casos sem gravidade, mostrando um efeito da vacinação que impede formas mais graves da doença. Na última semana eram 40 casos.

Quadro geral da COVID-19 em Botucatu

• Total de casos – 18.541

• Óbitos – 318 (260 somente em 2021)

• Recuperados – 18.195

• Em quarentena – 20

• Pacientes positivos internados – 7

• Pacientes em UTI– 7 (7 no HCFMB)

Ocupação de leitos UTI

O Hospital das Clínicas tem 47% de ocupação, em um cenário onde recebe pacientes de toda a região e interior do estado.

Já na Unimed II apenas um paciente está ocupando a Terapia Intensiva, o que equivale a 5%.

Fonte: Acontece Botucatu