A compra ou a locação de um imóvel é uma decisão muito significativa na vida das pessoas. E o profissional do setor imobiliário tem um papel fundamental na jornada de quem está à procura de um lar, já que muitas das escolhas feitas pelos consumidores são influenciadas diretamente pelo trabalho dos corretores.

A relação entre esses agentes e seus clientes é direta e pessoal. E o universo que reúne os profissionais desse setor é tão vasto, em termos de perfis, quanto diversificado em experiências e conhecimento. Há aqueles que estão há muito tempo no mercado e os que ainda estão conhecendo esse ambiente. Há os que seguem utilizando ferramentas tradicionais e os que já se habituaram às inovações, como os recursos digitais, por exemplo.

Contudo não basta dominar as técnicas de vendas e de marketing, é preciso conhecer o comportamento e as nuances do mercado, as particularidades do produto, aspectos jurídicos da negociação, o perfil de cada cliente e, principalmente, saber conduzir relacionamentos; o profissional do setor imobiliário precisa ser um especialista multidisciplinar, que busca atualização constante. E aquele que conseguir reunir mais conhecimento, incluindo a gestão de ferramentas digitais capazes de melhorar a percepção do consumidor, estará um passo adiante dos demais.

Em um cenário desafiador imposto pela pandemia, ocorreram mudanças importantes no comportamento do consumidor no mercado imobiliário. De forma geral, o cenário pandêmico ressignificou o sentido da moradia para as pessoas, alterou a rotina de deslocamento da casa para o trabalho, intensificou a prática do home office no mercado de trabalho e impulsionou a digitalização no setor imobiliário. De fato, o mercado imobiliário demonstrou forte resiliência e capacidade de adaptação durante a pandemia. Diante desse contexto, o consumidor deve incorporar novidades em suas preferências e comportamentos.

Como um importante player do mercado imobiliário, entendemos que, diante de um ambiente cada vez mais digitalizado e competitivo, temos o dever de apoiar a qualificação dos profissionais que compõem esse setor para que sigam conquistando bons resultados. A digitalização dos processos permite que as transações sejam mais ágeis e flexíveis, tornando a aquisição ou locação do imóvel mais rápida, mais eficiente, cada vez menos burocrática, melhorando de maneira significativa a jornada do consumidor.

Diante disso, nossa disposição é a de reinventar o ecossistema imobiliário, criar novos papéis em um mundo que se transforma continuamente e de forma cada vez mais veloz. E essa discussão está no DNA do Conecta Imobi, cuja finalidade é provocar o debate, gerar a troca de experiências e a interação entre os entes do setor, e para que todos se conectem e aprendam uns com os outros.

Com o tema #AlémDoMais, o Conecta Imobi 2021 traz, além de assuntos tradicionais de marketing, vendas e tendências, pilares importantes para a transformação do setor, como o impacto da diversidade e do DNA humano nos negócios. O digital, como solução, também permeará todo o evento, que inclui uma notícia muito boa para todo o setor: o desenvolvimento desses profissionais será continuado por meio de uma plataforma de educação e empoderamento, o Conecta Academy.