A Prefeitura de Botucatu anunciou nesta sexta-feira, 26, a abertura de Consulta Pública para a contratação da PPP (Parceria Público-Privada) de Cidade Inteligente no município.

O projeto envolve os serviços de georreferenciamento, eficientização, operação e manutenção do parque de Iluminação Pública, além de rede de Telecomunicações e Usina de Energia Solar para os prédios públicos da cidade.

O Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC Brasil), sediado em Belo Horizonte, foi o responsável pelo estudo de viabilidade e modelagem contratual do projeto.

Os estudos técnicos e demais documentos poderão ser acessados pela população CLICANDO AQUI do dia 26 de maio a 25 de junho. Neste período, a comunidade também poderá enviar sugestões ao projeto através do e-mail: pppiluminacao@botucatu.sp.gov.br.

“O mais bacana é que esse projeto de viabilidade que montamos foi usando os recursos da CIP. Qual a lógica? Hoje os recursos captados pela CIP são usados para pagar a conta de energia elétrica e com a entrada desse projeto, o preço das contas vai reduzir muito, por conta da economia, com a eficiência energética e esse valor de CIP vamos usar para pagar a iniciativa privada desse investimento que está sendo feito. Para se ter uma ideia, uma concessão na ordem de 25 anos e investimento aproximado de R$ 390 milhões, disse o Secretário Municipal de Governo Fábio Leite, que também é também Presidente do Conselho Gestor de PPP (Parceria Público-Privada).

Benefícios para a cidade

De acordo com o estudo de viabilidade do projeto, a PPP de Cidade Inteligente vai atrair para o Município mais de 97 milhões de reais em investimento privado. A cidade receberá a troca de lâmpadas em 26.857 pontos de iluminação pública. As lâmpadas de vapor de sódio serão substituídas por luminárias de LED, mais econômicas e de melhor luminância.

Está prevista também a implantação de uma Infraestrutura de Telecomunicações com 129,14 Km de fibra óptica, 104 pontos com câmeras de Videomonitoramento e 87 pontos de internet gratuita para a população. Toda essa rede será interligada, e também atenderá à demanda de 143 prédios públicos da cidade.

O terceiro serviço da PPP será a implantação, operação e manutenção de Usina Solar Fotovoltaica com 3.440 KW por ano de potência nominal. Toda a energia produzida será distribuída entre os prédios municipais, diminuindo assim o valor a ser desembolsado com a tarifa de energia.

Cidade Inteligente

Cada vez mais popular, o conceito de cidade inteligente vem ganhando força no momento em que o mundo discute formas de desenvolvimento mais econômicas e sustentáveis. Segundo a União Europeia, as smart cities são sistemas de pessoas interagindo e utilizando meios que propiciem o desenvolvimento humano e econômico. Trata-se do território em que o governo consegue otimizar a utilização de seus recursos e serviços para atender melhor os cidadãos.

Segundo a Prefeitura, com a implantação da PPP, além de ganhar o título de Cidade Inteligente, Botucatu unirá em um só contrato três soluções inovadoras, gerando economia aos cofres públicos e maior qualidade na prestação dos serviços públicos municipais.

PPP

Parceria Público-Privada é uma modalidade de contratação em que a administração pública concede a um ente privado, por meio de licitação, a gestão ou desenvolvimento de um serviço. Nesse modelo, presente sobretudo em projetos de infraestrutura urbana, o parceiro privado divide os riscos do contrato, e terá sua remuneração vinculada ao desempenho na prestação do serviço. O critério para escolha da empresa será o de menor valor na proposta. O vencedor da licitação irá operar na cidade por 25 anos, que é o prazo estipulado em contrato.

Próxima etapa

Terminado o processo de consulta pública, a administração irá avaliar todas as sugestões feitas pela população. A partir daí, o projeto segue para licitação, que escolherá a melhor proposta feita pelos investidores privados.

Fonte: Acontece Botucatu