O pesquisador botucatuense Gabriel Biz Tonin colocou Botucatu como objeto de um estudo no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Gabriel é pós-graduando no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da USP e está desenvolvendo uma pesquisa sobre a memória indígena da região de Botucatu. Nesta primeira etapa da pesquisa, o pesquisador convida toda a população a participar do estudo, respondendo a um formulário on-line.

O tema da dissertação de mestrado é “Desconstrução e (re)construção de narrativas indígenas no território de Botucatu, SP: articulando turismo e patrimônio sob uma ótica descolonizadora“, e tem como objetivo investigar o modo como a memória indígena é atualmente apropriada e interpretada pelos agentes do mercado de turismo na região, tendo a museologia como campo de estudo sobre as ações de preservar, pesquisar e comunicar essa herança cultural.

Um dos processos iniciais da pesquisa é compreender a proximidade da população local com o tema. Você pode contribuir para esta etapa da pesquisa respondendo a este formulário online: https://forms.gle/UHDCPa1n2k2BM22u6. As respostas são anônimas e o formulário leva cerca de 1 minuto para ser preenchido.

Participe do estudo e contribua.

Fonte: Acontece Botucatu