Botucatu está entre as 80 cidades brasileiras para investir em negócios, segundo matéria publicada na edição 1195 da Revista Exame. A pesquisa se baseia no “Estudo Melhores Cidades para Fazer Negócios”, realizada pela consultoria Urban Systens.

O estudo elaborou um ranking inédito e listou cem cidades, com mais de 100 mil habitantes, que oferecerem melhores condições para empreender e investir. Para ser elaborado o ranking, foram analisados 27 indicadores.





Botucatu ficou na 78ª posição do ranking, a frente, por exemplo, de algumas capitais como Fortaleza (81ª), Campo Grande (82ª), Porto Velho (86ª), Aracaju (89ª), Teresina (94ª), João Pessoa (95ª) e São Luis (97ª). Na região Botucatu ficou atrás de Jaú (74ª) e Bauru (77ª). Veja ranking e indicadores utilizados abaixo.

Este estudo foi a 6ª publicação anual realizada sobre as melhores cidades onde se investir. Foram analisados 317 municípios do País para a elaboração do ranking. Das 100 melhores cidades listadas no ranking, 35 pioraram os seus índices e caíram posições. Na contramão destas cidades, Jaú melhorou seus índices e conseguiu subir posições, alcançando sua melhor marca. Na penúltima edição do estudo, lançado em 2017, Jaú constava na 96ª posição.

No ranking, foram analisados indicadores sociodemográficos e das áreas de economia, saúde, educação, financeira, transportes e infraestrutura. O estudo é feito com base em levantamento de dados e indicadores das cidades e compreende a ponderação de cada informação em relação aos municípios analisados na pesquisa.

Fonte: Urban Systens