Recente estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que a população do Brasil vai ‘envelhecer’ de forma constante e acelerada nos próximos anos. A expectativa é de que em 2100, o país ultrapasse a casa dos 60 milhões de idosos, o que retrata um número superior a 40% de todos os brasileiros.

Também por isso e em cumprimento à Lei de Acessibilidade, o mercado imobiliário – que se agilmente se adequou às mudanças decorrentes da Covid-19 quanto a conceitos residencial e profissional – está focado em outro, denominado conceito aging in place, consolidado nos Estados Unidos, mas que agora ganha força em nosso país.

Ou seja, moradias para quem tem mais de 60 anos com infraestrutura que acompanha as demandas que surgem com a idade, que incluem ambulatórios médicos internos, espaços adaptados e até robôs que ajudam na rotina dos moradores, serviços esses incluídos no valor da taxa condominial.

Além de assistências virtuais, como acender e apagar a luz e sintonizar o programa de TV favorito, o robô se movimenta pela casa e o idoso não precisa levantar toda hora. O investimento gira em torno de R$ 60 mil. Outra novidade são os botões antipânico geralmente disponíveis no quarto e no banheiro, que acionam a recepção e o ambulatório.

Algumas outras medidas indispensáveis à saúde, segurança e acessibilidade para o público acima de 60 anos são portas com largura de 1 m ou mais para cadeira de roda, maçanetas das portas em forma reta ou fechaduras digitais, tomadas mais altas para minimizar o esforço de abaixar e levantar para alcançá-las, pisos antiderrapante, sem desníveis, rampas de acesso para substituir escadas e vidros sinalizados com barras de alumínio para evitar acidentes.

De 76,6 anos em 2019, após o advento da Covid-19, a expectativa de vida caiu para 72,2 anos na atualidade. Para aqueles que chegaram ou superaram essa faixa etária isso representa uma dádiva divina. Para quem caminha nesse sentido, que se cuide, sobretudo nesses tempos de pandemia, para chegar lá, que se cuide. O mercado imobiliário estará atento para continuar a ofertar imóveis voltados ao seu perfil.

Fonte: Portal T5