As três universidades estaduais paulistas lideram a lista das melhores universidades brasileiras na edição de 2020 do Academic Ranking of World Universities (ARWU), divulgado no último dia 15 pela consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy.

Um dos mais reconhecidos rankings universitários, publicado desde 2003, o ARWU classificou as mil melhores instituições de ensino superior do mundo na sua edição de 2020, entre as quais 22 universidades do Brasil, sendo 18 instituições federais e 4 estaduais, todas universidades públicas. A USP é a primeira brasileira e aparece entre as posições 101-150 do mundo, seguida de Unesp e Unicamp, que estão juntas no patamar 301-400 da classificação geral. Três universidades federais vêm na sequência, colocadas entre 401-500.



Entre os indicadores para avaliar as instituições, o Academic Ranking of World Universities utiliza o número dos pesquisadores mais citados, o número de artigos publicados nas revistas Nature e Science, o número de artigos indexados no Science Citation Index – Expanded e no Social Sciences Citation Index e o desempenho de pesquisa per capita relativo ao tamanho da instituição. O ranking também leva em consideração o número de ex-alunos e/ou docentes ganhadores de Prêmio Nobel.

A Universidade de Harvard (EUA) é a líder do ranking mundial. Das dez primeiras, oito são instituições de ensino norte-americanas (Harvard, Stanford, MIT, Berkeley, Princeton, Columbia, Caltech e Chicago) e duas inglesas (Cambridge e Oxford). Veja a classificação completa do ARWU de 2020 neste link.

A Unesp tem, nos rankings universitários, uma importante fonte de informação: não como elemento direcionador de políticas, mas sim como subsídio à autorreflexão e ao desenvolvimento de ações indutoras.